Visitas no primeiro mês do recém nascido

O primeiro mês de vida de um bebê é o mês mais importante na vida dos pais e também do bebê, é uma fase de adaptação, o neném era acostumado a ficar dentro do útero e agora ele tem que se adaptar ao novo lugar no mundo, os pais são as pessoas que mais devem ficar pertinho dele dando o que ele precisa.

Será preciso estabelecer uma rotina nova na casa pois bebês não nascem com uma rotina e tanto o bebê quanto os pais vão precisar, a mãe vai descobrir como é amamentar e no início é difícil, e deverá ser dado em livre demanda, visitas dando opiniões por mais que sejam pra ajudar, não vai ser legal, vai irritar a mãe e se tem uma coisa que não se deve fazer na vida é irritar uma mulher no pós parto.

A forma do bebê se comunicar é chorando (fralda suja, fome, cólicas…) os pais realmente precisam desse mês só para eles, para se adaptar a nova rotina e principalmente pra ficar bem pertinho de seu neném, o conhecendo, morrendo de amores só entre eles. Os pais e o bebê, e no caso de algum outro filho, o irmãozinho(a) mais velho(a) claro.

Algumas mulheres dizem que adoraram receber visitas no primeiro mês, que foi lindo exibir seu bebê e ver todos pegando ele no colo, dando beijinhos, balançando pra lá e pra cá. Sinceramente, não as entendo. O sistema imunológico do bebê é muito sensível no primeiro mês, não está completamente desenvolvido ou seja não estando tão imune a bactérias da boca de quem beijar seu bebê, sem contar das mãos que podem ter estado em qualquer outro lugar antes de estarem nas mãozinhas do bebê.

Sem medo de expor meus sentimentos, sinceramente digo a vocês que sou mãe de primeira viagem e me encontro muito sensível e na defensiva, qualquer opinião ou comentário sobre o que eu devo fazer agora na gravidez e depois com a minha bebê, me deixa muito nervosa, bem assim…com vontade de chorar e só penso “tenho uma médica pra me dizer o que fazer” “passo a vida pesquisando o que tenho que fazer” “não me diga o que eu tenho que fazer porque eu sei”.

Afinal, gente, fala sério, por mais que todo mundo tenha alguma opinião pra dar, sendo de bom coração só querendo ajudar, acaba sendo muito ruim para uma mulher grávida sensível, e depois no pós parto essas opiniões serão piores ainda!

Pra concluir, se você se conhece e quer evitar o pior, sabe como está se sentindo e como você estará no pós parto, não custa nada as pessoas entenderem que você não quer receber visitas. Mande e-mails, poste uma publicação no Facebook, mande no WhatsApp, uma explicação do porquê não quer receber visitas sem ofender ninguém, apenas explicando que você quer um tempo para curtir seu bebezinho somente você e seu marido, se adaptando a rotina e curtindo o primeiro mês com esse maravilhoso novo membro da família.

Uma boa dica é aceitar receber as visitas na maternidade, assim as pessoas conhecem o bebê e com seu anuncio de não receber visitas em casa no primeiro mês ficará bem mais tranquila, se você é dessas que não quer parecer chata. Mas por favor, não faça nada que não queira só para deixar as pessoas felizes, o que importa agora é você e o seu bebê apenas. Converse com o papai sobre isso e com certeza ele irá te apoiar, não tenha medo de expor seus sentimentos e medos.

ATENÇÃO: Se alguém ficar de cara feia pra você pela sua decisão de não receber visitas, não dê importância, essa pessoa não tem empatia para entender o seu lado, logo ela não tem maturidade, então deixa essa pessoa pra lá. Quem sabe quando ela for mãe pode ser que ela venha te pedir desculpas e pedir sua opinião de como foi isso de ficar tranquila com seu bebê e seu marido nos primeiros dias de vida dele. Isso se a pessoa não for orgulhosa, além de imatura haha!

Espero ter ajudado, deixe seu comentário e poste este artigo nas suas redes sociais como uma boa indireta! 😉 Ah quero deixar claro que o objetivo desse post é ajudar mulheres grávidas sensíveis, não me julguem!  Só tenha empatia e amor nesse coração ❤

Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s