Você vai saber ser mãe, não importa sua idade 

Não é por que uma mulher tem menos de 30 anos que não sabe ser mãe, a maioria das mulheres grávidas de até 25 anos sofrem um certo tipo de preconceito, de julgamento, por exemplo: “se a mulher é jovem, é inexperiente, portanto não sabe ser mãe”.

Mas pensando bem, uma mulher de 20 anos sendo mãe pela primeira vez, e uma mulher de 35 sendo mãe pela primeira vez, passarão pelas mesmas coisas de “mãe de primeira viagem” “aprender a ser mãe” “ver como é ter um bebê” “passar por um parto” “sentir na pele o puerperio”  “conhecer o instinto materno” “sentir o amor de mãe”… Ou seja, é algo totalmente novo, para ambas as mulheres, não importa a idade ou a maturidade nesse caso, porque a experiência a se ganhar no mundo da maternidade é outra coisa, são outros tipos de “experiências” que independem da idade.

Me casei com 19 anos, fui mãe aos 20 anos, dentro do meu círculo social, 90% das mulheres falavam “tão nova pra casar” “cuida pra não ter filho cedo” “não prefere fazer faculdade antes de casar? Vai que vire mãe, depois nunca mais” ou seja, na cabeça dessa sociedade existe um grande desejo de julgar e de não acreditar na capacidade de alguém disfarçado de um “Só estou tentando ajudar”.

Imagina quando uma mulher recém casada, com menos de 20 anos fica grávida, as pessoas ficam chocadas, preocupadas, e pensam: “nossa, recém casou já tá grávida” “nossa, não vai aproveitar a vida com o marido” “nossa devia ter se cuidado, filho muda tudo”.

Cá entre nós, dá vontade de escrever na própria testa “Eu estou feliz de verdade amo meu marido, meu bebê, está tudo bem ok?! não me julgue!”

Gente, isso entristece demais uma mulher grávida, ser tão evidente que as pessoas ao seu redor não acreditam que você vai saber cuidar da própria gravidez, e depois de seu próprio bebê, vejo tantas mulheres chorarem na Internet clamando por ajuda mais ou menos assim: “Não aguento mais as pessoas acharem que não serei uma boa mãe porque tenho 18 anos” “minha mãe quer cuidar do meu bebê porque ela diz que tem experiência e eu não”.

Ei, calma, sinceramente não vai ser fácil lidar com as pessoas, não vai ser fácil segurar a vontade de dizer para alguém “Querida, você não quer ir morar na China não?! Japão, Turquia, Roma, sei lá, algum lugar bem longe de mim?!” Mas você vai conseguir, somos mães, a gente consegue sim.

Não importa se você ficou grávida acidentalmente com seus 17 anos, 20, 29, 35, você vai saber ser mãe, Deus nos deu a linda capacidade de gerar um ser humano, por que não daria o instinto materno e a capacidade de sabermos fazer o que fomos criadas para fazer, não é mesmo?! Deus não erra.

Kali Bonato

 

Abraços

Autor: Kali Bonato

''Casada, mãe, blogueira. Amo o universo feminino e o mundo da maternidade.Criei o blog para compartilhar experiências, dicas, com o objetivo de sempre ajudar.''

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s